segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Notícias e imagens do Ato pelo Desarmamento Nuclear no Mundo

Desde 1945, o dia 06 de agosto é uma data para se lembrar e refletir, afinal, quando o homem decide lançar uma bomba destruidora em uma cidade, é sinal de que algo está muito errado – e foi isso o que aconteceu nos dias 06 e 09 de agosto de 1945, quando Hiroshima e Nagasaki, respectivamente, foram atingidas por bombas atômicas.


Para lembrar o que aconteceu em 1945, a Marcha Mundial Pela Paz e Não Violência organizou uma ação conjunta, com manifestações em diversos países, em cada continente do planeta. Nessas atividades, o lamento deu lugar à ação, convidou cidadãos a manifestar a aversão à ameaça atômica e chamou o olhar da imprensa para a questão.


Se os dias 06 e 09 de agosto de 1945 fossem apagados da História, Hiroshima seria descrita como uma charmosa cidade em forma de leque, composta por seis pequenas ilhas formadas pelos cais do Rio Ota. Já Nagasaki, seria conhecida como a cidade japonesa onde os portugueses criaram um centro comercial que por muito tempo foi a porta do Japão para o mundo. Mas, apesar da importância cultural dessas duas cidades, a maioria só as conhece por causa dos ataques atômicos que sofreram. Na esperança de que isso não se repita, seguem notícias de um pouco do que a Macha realizou mundo afora para marcar a data.



São Paulo


Na capital, o evento do dia 06 de agosto teve como tema “O Desarmamento Nuclear, um Direito Humano”. Na Assembléia Legislativa, no Ibirapuera, os participantes assistiram a um painel sobre a questão com a presença do diretor do Instituto Cultural Hiroshima de São Paulo, Alexandre Motonaga, do professor de jornalismo da Pontifícia Universidade Católica (PUC), Hamilton Octávio de Souza, e da porta-voz da Marcha na capital paulista, Flávia Estevan, entre outros. Além disso, houve exibição de vídeos e uma bela apresentação musical, com Gisela cantando “Rosa de Hiroshima”. Para completar, dois sobreviventes dos ataques emocionaram com seus depoimentos. Algumas imagens podem ser vistas aqui.



Já em Cotia, a manifestação do dia 06 de agosto teve até transmissão ao vivo pela TV Legislativa de Diadema. É que o pessoal da Marcha Mundial teve direito à fala na sessão da Câmara, que, na ocasião, oficializou a adesão à MM. O vídeo pode ser visto aqui.



Ainda em Cotia, a Comunidade Mensageiros da Paz organizou um evento com painéis, músicas e vídeos. As fotos estão aqui.



Em Osasco, a lembrança de Hiroshima e Nagasaki aconteceu no dia 07/08. Vendo as fotos, dá para ter uma idéia de como essa galera foi vista e ouvida por poderosos e cidadãos comuns.



Recife


Em Recife, as homenagens e pedidos de paz começaram no dia 04/08, com intervenção e falas na Terça Negra (Pátio de São Paulo). No dia 06/08, a atividade foi chamada de Educação Pela Não Violência, com oficina e vídeos sobre o tema, na Escola Municipal São Cristóvão. Por fim, no sábado, dia 08/08, o show Repúdio Atômico levou bandas de Hard Core, debates e vídeos à platéia que se reuniu na Varanda do Matuto, lá no Recife Antigo.


Rio de Janeiro


No Rio de Janeiro, os membros do comitê local da Marcha Mundial lembraram os ataques atômicos de 1945 agindo em nome da paz em um ato que aconteceu na UERJ, com vídeos, palestras e atividades culturais. Algumas fotos podem ser vistas aqui.



Mais imagens do dia 06 de agosto – fotos das atividades realizadas em Mendonça (Argentina), Bogotá (Colômbia), Nova York (Estados Unidos), Milão e Barcelona (Espanha) – Casa Asia e Puerta Del Angel

0 comentários:

banner MM

World March for Peace and Nonviolence

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP